NutriSaúde Summit reúne especialistas para discutir futuro da saudabilidade e inovação na indústria

Encontro internacional traz programação científica, tendências de mercado e experiências imersivas no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro recebe nos dias 15 e 16 de agosto a segunda edição do NutriSaúde Summit, congresso internacional que promete colocar no mesmo espaço empresários, profissionais e pesquisadores das indústrias de alimentos, bebidas, fármacos e cosméticos naturais, além de nutricionistas, médicos e farmacêuticos. O evento será realizado nos jardins da Casa Firjan, reunindo mais de 70 palestrantes nacionais e internacionais em 33 palestras e mesas redondas, divididas entre programação científica, mercado e tendências, e inovações na indústria.

Mais que debates, o NutriSaúde Summit aposta em experiências práticas. O público terá acesso a vivências e práticas integrativas como yoga, reflexologia e auriculoterapia, além de degustação de produtos de marcas saudáveis. A expectativa é superar o público da primeira edição, que reuniu mais de mil pessoas em 2024.
Entre os nomes confirmados estão Luciano Bruno, nutricionista e PhD em Ciência de Alimentos; Jorge Alonso, médico argentino e presidente da Sociedade Latino-Americana de Fitomedicina; Maria do Céu Costa, doutora em Química Farmacêutica e docente da Universidade Lusófona, em Portugal; e Oskar Metsavaht, fundador e diretor criativo da Osklen e criador do Instituto-E, voltado a projetos socioambientais.
Os conteúdos do congresso serão distribuídos em três eixos:
- Científico: 11 palestras e mesas sobre temas como neuromodulação e nutrição, cogumelos medicinais e alimentação vegana na performance esportiva.
- Mercado e Tendências: reflexões sobre regulamentação de ingredientes, criatividade e empreendedorismo com propósito, e panorama global da saudabilidade.
- Inovações na Indústria: soluções apresentadas por empresas como NotCo, Naveia, Positive Company, Vida Veg e Mantiqueira Brasil, além de pesquisadores da UFRRJ, Unifesp e Sociedade Vegetariana Brasileira.
O evento também contará com a Trilha Saudável, espaço cenográfico com experiências interativas; o Espaço Startups, voltado a foodtechs, healthtechs e beautytechs; e uma área dedicada a produtos e serviços da Firjan SESI, incluindo ações de educação nutricional.
Para Valéria Guimarães, consultora em Nutrição da Firjan e curadora do evento, o encontro consolida o Brasil como referência no ecossistema da saudabilidade. “Aproximamos as marcas saudáveis dos prescritores e empresários, criando um ambiente de conexões com conteúdo relevante para todos os players do setor.”
Com dados que projetam o mercado global de alimentos funcionais para US$ 584,25 bilhões até 2030 e um crescimento expressivo dos produtos plant-based, o NutriSaúde Summit se posiciona como ponto de encontro estratégico para quem quer entender e antecipar tendências na indústria da saúde, nutrição e bem-estar.