Inverno movimenta o Vale dos Vinhedos com experiências de vinho, gastronomia e bem-estar

 Inverno movimenta o Vale dos Vinhedos com experiências de vinho, gastronomia e bem-estar

Com expectativa de 100 mil visitantes até agosto, destino na Serra Gaúcha oferece degustações, vinoterapia, gastronomia autoral e até pedidos de casamento entre os vinhedos

Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, vive seu auge durante o inverno. Com paisagens vitícolas que cobrem as encostas e um clima perfeito para vinhos e momentos de conforto, o destino aposta em experiências exclusivas para atrair turistas em busca de sabores, bem-estar e romance.

Em 2025, a expectativa é de receber 100 mil visitantes entre junho e agosto, superando as baixas do mesmo período do ano passado, quando as enchentes de maio afetaram o turismo local. Neste mês de julho, muitos hotéis operam com ocupação entre 60% e 90%, especialmente durante as férias escolares.

Vale dos Vinhedos recebe turistas com atrações repletas neste inverno. Crédito Cesar Silvestro
Vale dos Vinhedos recebe turistas com atrações repletas neste inverno. Crédito Cesar Silvestro

O vinho como fio condutor da experiência

Reconhecido como a maior rota enoturística do Brasil e a primeira com Denominação de Origem (D.O.), o Vale concentra mais de 30 vinícolas, muitas delas com rótulos premiados e experiências imersivas. Na Vinícola Miolo, por exemplo, é possível degustar vinhos e espumantes D.O. na torre da propriedade, com vista panorâmica dos vinhedos.

Outras vinícolas apostam em degustações às cegas, como a Cave de PedraDom Cândido e Monte Chiaro, para aguçar os sentidos. Já a Pizzato oferece harmonizações com queijos e charcutaria, enquanto a Bodega Czarnobay propõe combinações inusitadas com macarons.

Para os românticos de plantão, experiências sob medida também fazem parte do roteiro. Na Vinhos Larentis, por exemplo, é possível agendar um pedido de casamento entre os vinhedos, com buquê, balões e cesta de produtos coloniais.

Outras vinícolas apostam em degustações às cegas. Crédito César Silvestro
Outras vinícolas apostam em degustações às cegas. Crédito César Silvestro

Vinoterapia e relaxamento com vista para as parreiras

Além das taças, o vinho também vira tratamento. No SPA do Vinho, um pacote vinoterápico inclui banho com extratos da uva, massagens, lanche saudável e acesso à área de relaxamento, que conta com piscina aquecida e sauna. Uma pausa perfeita para quem quer aproveitar o inverno com todos os sentidos.

Hospedagens com charme e estrutura familiar

O Vale também oferece hospedagens para todos os estilos. Há pousadas dentro das vinícolas, como a Casa Valduga, a Terragnolo e a Peculiare, além de charmosas paragens como o Borghetto Sant’Anna e a Pousada Calza. Para famílias, o Villa Michelon é destaque, com minifazenda, parquinho e opções infantis.

Para os pequenos, o Cave do Sol oferece degustações de sucos 100% uva, enquanto o Gasper Adventure propõe arvorismo, escalada e tirolesa. Já o Sabrage Jardim é ideal para relaxar, com redário e área kids integrada.

Sabores que refletem a herança italiana

gastronomia regional também ganha protagonismo no inverno. O legado dos imigrantes italianos é sentido em pratos fartos e reconfortantes. Entre os destaques estão o risoto da Vallontano, as carnes na parrilla do Brazedo, o menu degustação do Valle Rustico e as sequências da Trattoria Mamma Gema. Há ainda casas de culinária colonial espalhadas por toda a rota, formando um cenário em que o vale é dos vinhedos — mas vai muito além deles.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *